Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Acessibilidade na cidade onde eu moro
Proponha um momento para socialização das respostas da atividade de casa, com a participação dos familiares. Peça que os alunos formem um círculo e apresentem suas conclusões. Depois, destaque os aspectos semelhantes e diferentes entre as respostas da turma. Faça a mediação da discussão levantando os questionamentos:- Existe algum lugar na sua cidade sem as adaptações necessárias?
- Se você fosse o prefeito, como faria para resolver a questão da acessibilidade em sua cidade?
- Você conhece alguma pessoa que já enfrentou dificuldades para transitar na rua da cidade? O que você fez para ajudar?
Professor, pergunte aos alunos se eles conhecem os direitos de todas as crianças. Depois, apresente o vídeo aos alunos ou auxilie-os a pesquisarem acessando no tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou os levem ao Laboratório de Informática de sua escola.
Fonte: Sítio: “TV Smartkids. Direito das Crianças”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/direitos-das-criancas.html>. (Neste sítio você encontrará um vídeo dos direito das crianças, ilustrado e com frases de fácil compreensão.). Acesso em: 05 de abr. 2014.
Como registro, proponha aos alunos que em grupos, elaborem cartazes descrevendo o direito que mais lhe chamou atenção e justifique sua escolha.
Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Poderá sugerir: “Direito de toda criança”.
Professor, é importante que você monte um mural com os desenhos de cada grupo e fixe-o no ambiente da sala de aula para que os alunos possam compartilhar suas ideias e observações.
Converse com a turma sobre a importância
de respeitar as diferenças entre as pessoas, todos nós somos
diferentes, temos gostos, preferências, maneira de ser, possuímos
características físicas e emocionais que nos difere um dos outros. E
mesmo as pessoas com algum tipo de deficiência física, intelectual,
visual ou auditiva possuem muita personalidade. As necessidades deles
são diferentes, mas seus direitos são iguais aos de todas as crianças:
ir à escola, passear, brincar e ter muitos amigos!
Disponibilize as duas imagens abaixo aos
alunos e solicite que a partir delas elaborem um pequeno texto
comentando o que a sociedade poderia fazer para respeitar esses direitos
e você como cidadão como poderia cobrar das autoridades que esses
direitos fossem cumpridos.
Exercendo nossa cidadania: carta ao prefeito
Professor, aproveite o momento para trabalhar como gênero textual: carta. Sugerimos como forma de registro a atividade abaixo.
Professor, elabore juntamente com os alunos um texto coletivo e encaminhe à prefeitura de sua cidade pedindo que o poder executivo providencie essas melhorias. Agora, se a opinião de vocês, esses lugares já estiverem bem equipados, escreva uma carta parabenizando o trabalho realizado.
Antes de iniciar a elaboração da carta, explore a sua estrutura textual:
- Quais as informações que devemos escrever primeiro;
- Como vamos tratar o prefeito;
- Qual o objetivo da carta: assunto que vamos tratar;
- Como vamos encerrar a carta;
- Qual é a função social de uma carta.
Se for possível entre em contato com a assessoria do prefeito e solicite que responda a carta dos alunos, assim eles perceberão a função comunicativa deste gênero textual.
Recursos Complementares
Sugestões de links para os alunos:
Sítio: “YouTube. Acessibilidade Turma da Mônica”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=tj-CfsGTf5o#t=18>.
(Neste sítio você encontrará um vídeo da história em quadrinho de
Mauricio de Souza com “Acessibilidade e a Turma da Mônica”.). Acesso em:
05 de abr. 2014.
Sugestões de links para os professores
Livro de Literatura Infantil:
TALED, Alexandre. Somos todos diferentes. Mas nossos direitos são Iguais. São Paulo: Caramelo, Grupo Saraiva, 2009.
Avaliação
Professor, é de suma
importância observar se os alunos estão participando e realizando as
atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e
de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da
aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver
habilidades de leitura, por meio de histórias; conhecer a estrutura do
gênero textual: carta; conhecer alguns significados de palavras;
produzir pequenos textos; identificar e comparar semelhanças e
diferenças no ser humano; identificar e respeitar as diferenças entre as
pessoas; conhecer os direitos das crianças; identificar características
pessoais e dos colegas; conhecer características do lugar onde
frequenta; identificar adaptações físicas nas construções para pessoas
portadoras de alguma deficiência; desenvolver atitudes de interação, de
colaboração e de troca de experiências em equipes e utilizar os recursos
existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades
propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou
grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Opinião de quem ace Referencia: TEXEIRA, Priscila Gervasio. Acessibilidade na cidade onde eu moro.22/04/2014.Disponivél em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55055>. Acesso em:22abr.2014.
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