terça-feira, 22 de abril de 2014

atividade 5 Plano de aula

 Atividade: aproximadamente 60 minutos.


Acessibilidade na cidade onde eu moro

Proponha um momento para socialização das respostas da atividade de casa, com a participação dos familiares. Peça que os alunos formem um círculo e apresentem suas conclusões. Depois, destaque os aspectos semelhantes e diferentes entre as respostas da turma. Faça a mediação da discussão levantando os questionamentos:
  • Existe algum lugar na sua cidade sem as adaptações necessárias?
  • Se você fosse o prefeito, como faria para resolver a questão da acessibilidade em sua cidade?
  • Você conhece alguma pessoa que já enfrentou dificuldades para transitar na rua da cidade? O que você fez para ajudar?
  •  
DESCOBRINDO OS DIREITOS
Professor, pergunte aos alunos se eles conhecem os direitos de todas as crianças. Depois, apresente o vídeo aos alunos ou auxilie-os a pesquisarem acessando no tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou os levem ao Laboratório de Informática de sua escola.
direito da criança
Fonte: Sítio: “TV Smartkids. Direito das Crianças”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/direitos-das-criancas.html>. (Neste sítio você encontrará um vídeo dos direito das crianças, ilustrado e com frases de fácil compreensão.). Acesso em: 05 de abr. 2014.

Como registro, proponha aos alunos que em grupos, elaborem cartazes descrevendo o direito que mais lhe chamou atenção e justifique sua escolha.
Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Poderá sugerir: “Direito de toda criança”.
Professor, é importante que você monte um mural com os desenhos de cada grupo e fixe-o no ambiente da sala de aula para que os alunos possam compartilhar suas ideias e observações.
Converse com a turma sobre a importância de respeitar as diferenças entre as pessoas, todos nós somos diferentes, temos gostos, preferências, maneira de ser, possuímos características físicas e emocionais que nos difere um dos outros. E mesmo as pessoas com algum tipo de deficiência física, intelectual, visual ou auditiva possuem muita personalidade. As necessidades deles são diferentes, mas seus direitos são iguais aos de todas as crianças: ir à escola, passear, brincar e ter muitos amigos!
Disponibilize as duas imagens abaixo aos alunos e solicite que a partir delas elaborem um pequeno texto comentando o que a sociedade poderia fazer para respeitar esses direitos e você como cidadão como poderia cobrar das autoridades que esses direitos fossem cumpridos.
fotos
Fonte: Sítio: “TV Smartkids. Direito das Crianças”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/direitos-das-criancas.html>. (Neste sítio você encontrará um vídeo dos direito das crianças, ilustrado e com frases de fácil compreensão.). Acesso em: 05 de abr. 2014.

Exercendo nossa cidadania: carta ao prefeito
Professor, aproveite o momento para trabalhar como gênero textual: carta. Sugerimos como forma de registro a atividade abaixo.
Professor, elabore juntamente com os alunos um texto coletivo e encaminhe à prefeitura de sua cidade pedindo que o poder executivo providencie essas melhorias. Agora, se a opinião de vocês, esses lugares já estiverem bem equipados, escreva uma carta parabenizando o trabalho realizado.
Antes de iniciar a elaboração da carta, explore a sua estrutura textual:
  • Quais as informações que devemos escrever primeiro;
  • Como vamos tratar o prefeito;
  • Qual o objetivo da carta: assunto que vamos tratar;
  • Como vamos encerrar a carta;
  • Qual é a função social de uma carta.
Se for necessário, mostre uma carta pronta. Você poderá levar uma carta que você recebeu ou escreveu ou então pergunte se alguém da sala já recebeu alguma carta e se poderia levar para  mostrar aos colegas.
Se for possível entre em contato com a assessoria do prefeito e solicite que responda a carta dos alunos, assim eles perceberão a função comunicativa deste gênero textual.
Recursos Complementares
Sugestões de links para os alunos:
Sítio: “YouTube. Acessibilidade Turma da Mônica”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=tj-CfsGTf5o#t=18>. (Neste sítio você encontrará um vídeo da história em quadrinho de Mauricio de Souza com “Acessibilidade e a Turma da Mônica”.). Acesso em: 05 de abr. 2014.
Sugestões de links para os professores
 Livro de Literatura Infantil:
TALED, Alexandre. Somos todos diferentes. Mas nossos direitos são Iguais. São Paulo: Caramelo, Grupo Saraiva, 2009.
Avaliação
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura, por meio de histórias; conhecer a estrutura do gênero textual: carta; conhecer alguns significados de palavras; produzir pequenos textos; identificar e comparar semelhanças e diferenças no ser humano; identificar e respeitar as diferenças entre as pessoas; conhecer os direitos das crianças; identificar características pessoais e dos colegas; conhecer características do lugar onde frequenta; identificar adaptações físicas nas construções para pessoas portadoras de alguma deficiência; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em equipes e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Opinião de quem ace          Referencia: TEXEIRA, Priscila Gervasio. Acessibilidade na cidade onde eu moro.22/04/2014.Disponivél em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55055>. Acesso em:22abr.2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário